quinta-feira, novembro 20, 2008

A CGD é uma instituição privada? Quem escolhe o seu presidente?

Na wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Federal_Reserve_System) é possível ver que o FED é, acima de tudo, uma organização polémica, com um estatuto híbrido. No site do FED diz exactamente o que tu postaste. No entanto, os tribunais americanos dizem o contrário: http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=8518. Na verdade, isto tem uma explicação simples. Na altura da criação do FED, os republicanos queriam uma instituição privada e os democratas uma instituição pública. Acabou por sair uma instituição híbrida, nem totalmente pública, nem totalmente privada. E, hoje em dia, quando as pessoas perguntam se é pública ou privada, os republicanos dizem que é demasiado pública e os democratas que é demasiado privada. Portanto, e embora o tribunal me tenha dado razão :) , acho que em termos de aposta ninguém ganha e ninguém perde...

Nesse mesmo artigo da wpedia fala do secretismo à volta das acções do FED. É óbvio que se os grandes bancos estão envolvidos nas decisões do FED, que estão porque fazem parte do FED, as pessoas questionam a isenção do mesmo. Mas isso já é outra questão... Se explorares o que há disponível na internet sobre este assunto talvez mudes de opinião... Tecnicamente, o FED é o que eu explico acima. Na verdade, ninguém sabe com certeza o que se passa behind closed doors.

4 comentários:

  1. A CGD é inequivocamente um banco do estado, logo não é privado.

    Os bancos centrais são (exepto o FED que pelos vistos é hibrido) instituições autónomas, mas públicas. Não são bancos privados como santander, bes, citigroup, etc. em que o objectivo é ter lucro.

    Vai ver o que é uma instituição privada. É fácil de perceber, o que é, de quem é e quais são os seus objectivos.
    De leigo para leigo, uma instituição privada tem um único e grande objectivo final: lucro. Percebes? o objectivo dos bancos centrais não é ter lucro, se sabes ler sabes bem qual é a sua função.

    tens de rever o teu conceito de instituição privada

    ResponderEliminar
  2. "A CGD é transformada em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, de que só o Estado pode ser detentor, passa a denominar-se Caixa Geral de Depósitos, SA, e rege-se pelas mesmas normas das empresas privadas do sector"

    ...

    Em síntese, é consagrada a natureza de banco universal e plenamente concorrencial, sem prejuízo da especial vocação, que também lhe é reconhecida, para a formação e captação da poupança e para o apoio ao desenvolvimento económico e social do País"

    Fonte:http://www.cgd.pt/Institucional/Historia/Pages/Historia.aspx

    É um banco privado cujo único accionista é (e só pode ser) o Estado.

    Mas isso é irrelevante para o que estamos a discutir. Tecnicamente, o estatuto do FED é dúbio já que tem características de instituição privada e de instituição pública. O FED não é propriedade do governo dos EUA apesar do governador ser nomeado pelo presidente.

    ResponderEliminar
  3. Sim, de facto a Caixa é em tudo igual a um banco privado menos no seu proprietário, o Estado. Quem é o Estado? Somos todos nós. Logo é um banco de todos nós. Se "é de todos nós" é público.

    Quanto ao FED fiquei a conhecer as suas características ambíguas, que fogem um pouco do paradigma europeu.

    No fundo, o nosso desacordo é, ou era, mais uma questão semântica que outra coisa.

    ResponderEliminar
  4. CGD - :)

    Fed - O Banco de Inglaterra foi nacionalizado apenas após a 2ª Guerra Mundial. O Banco de Portugal após o 25 de Abril. O Fed resiste porque não é declaradamente privado, digo eu. Mas o que interessa quer no BdP, quer no BoE ou no Fed é o que está por detrás do "decision making". E isso não está, em nenhum dos casos, claro. Em Portugal tens exemplos bem recentes.

    Já agora, o que dizer do BPP que quer 750 milhões do nosso guito? O BPP é um banco de investimento que basicamente "gere fortunas", como veio no Público... É a palhaçada total. E tendo em conta que um dos accionistas é o Balsemão vamos ter cruzada mediática...

    ResponderEliminar